Thursday, July 8, 2010

O Peso do Silêncio (The Weight of Silence)




Título: The Weight of Silence
Autor: Heather Gudenkauf
Edição: Mira Books








Este livro passou pela mesa-de-cabeceira há uns meses, e deixou-me completamente KO. É daquelas obras que deixam uma marca indelével.
À partida poderia tratar-se de mais um thriller igual a tantos outros, sobre crianças desaparecidas. Mas aviso desde já que não.
Callie é uma criança meiga e sensível que sofre de mutismo selectivo desde muito pequena. Petra é a sua melhor amiga e voz, já que somente ela parece compreender o que Callie diz no meio do seu silêncio.
Numa manhã quente, ambas as famílias acordam e descobrem que as meninas desapareceram. E enquanto procuram as crianças numa corrida contra o tempo, juntamente com amigos e a polícia, percebe-se que o segredo para as encontrar reside no silêncio que oculta verdades esmagadoras e no peso que ele tem.
É este o ponto de partida para um livro soberbo, de uma autora até então desconhecida. Li-o em cerca de três horas, sem parar um bocadinho - aliás, a alternância de narradores confere à narrativa um ritmo alucinante do princípio ao fim, para além da densidade das personagens, a escrita brilhante e aqueles segredos ocultos que pairam sobre a história como uma nuvem esmagadora, um peso que sufoca e angustia. O silêncio pesa sobre todas as personagens como um coro de uma tragédia grega, sendo ele próprio quase uma personagem autónoma do livro, uma presença constante e, sobretudo, omnisciente. E só quando as palavras ocultas e sufocadas por todos os que rodeiam as meninas são desvendadas é que será possível encontrar Callie e Petra.

Quando este livro, ou melhor, esta obra-prima em ambos os sentidos, passou pela minha mesa-de-cabeceira, ainda não estava disponível em português. A partir de 15 de Julho estará, pelas mãos da Porto Editora, com o título «Por trás do silêncio». Porém, aqui preferi referir a edição americana que foi, de facto, a que li.
Nota: 18,5 / 20

No comments: