Wednesday, October 27, 2010

Saber Perder


Título: Saber Perder
Autor: David Trueba
Edição: Alfaguara
Sinopse:
«Sylvia cumpre dezasseis anos no dia em que começa este romance. Para celebrar o aniversário, organiza uma falsa festa que tem só um convidado. Horas depois, sofre um acidente que a levará a descobrir a complexa intensidade da vida adulta. Lorenzo, pai de Sylvia, é um homem divorciado que tenta esconder o vazio que o abandono da mulher e o fracasso no trabalho deixaram na sua vida. O desencanto e a frustração levam-no a ultrapassar fronteiras que nunca julgara possíveis. Ariel é um jovem jogador de futebol que deixa Buenos Aires para jogar numa equipa espanhola. Esmagado a princípio pelo frio anonimato da grande cidade, não tardará a ouvir o estádio entoar o seu nome em êxtase. Leandro, velho reformado, está numa fase da vida em que assiste a mais enterros do que nascimentos. Mas descobre para sua surpresa que ainda está em idade de ser tocado por uma fascinante obsessão.»
Actual, irónico, crítico e, sobretudo, lúcido, este romance notável descreve, sobretudo, os desencantos: o desencanto da jovem Sylvia, presa no limbo entre a adolescência e a idade adulta; o desencanto de Ariel, que descobre que os sonhos não são como os imaginamos; o desencanto de Lorenzo, abandonado pela mulher e traído por um grande amigo, e que é espelho da crise mundial que atravessamos, desempregado, sem dinheiro e sem perspectivas de um novo emprego e que parece encontrar-se junto de um grupo de imigrantes; o desencanto de Leandro, que, confrontado com a morte iminente da mulher, desenvolve uma obsessão doentia que poderá arruinar a pouca vida que ainda lhe resta.
Um livro, acima de tudo, simples, belo, com a narrativa muito bem encadeada, que só peca pelo excesso de gralhas que pontuam o texto.

Nota: 15,5/20
(a revisão deficiente não foi tida em conta)

No comments: